O que não falta na Vila Mariana são locais para o entretenimento de toda a família. Em nossas visitas pelo bairro pudemos conhecer alguns desses lugares para trazer até vocês um pouco de diversão e entretenimento.
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Sesc Vila Mariana.
O Sesc da Vila Mariana foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 1997. Tem capacidade para atender 6.000 pessoas por dia e é um dos maiores pontos de entretenimento do bairro. Localiza-se na Rua Pelotas, 141 e seu horário de funcionamento é de terça a sexta, das 7h às 21h30
sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
O Sesc Vila Mariana - tem em sua estrutura : -saguão de recepção, informações e matrícula;
- área de convivência;
- teatro com 608 lugares;
- piscina coberta e aquecida;
- 2 ginásios de esportes com 2 quadras poliesportivas;
- 1 miniginásio para dança, ginástica e treinamento;
- 4 salas para ginástica, expressão corporal e ensaios;
- 1 área de estar e leitura;
- 1 auditório com 131 lugares;
- 1 área para exposições (Hall do Térreo/foyer do teatro);
- 1 praça coberta;
- lanchonete;
- 1 área para atividades musicais, com estúdio de gravação, estudos
coletivos e individuais;
- 4 salas de multiplouso;
- 3 consultórios odontológicos;
- praça descoberta;
- estacionamento coberto com 200 vagas rotativas.
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Exposição sobre cinema, Sesc.O Sesc tem um grande espaço cultural, onde sempre acontecem exposições. Em nossa visita ao local, tivemos acesso a duas delas - a primeira sobre cinema, onde pudemos conhecer um pouco mais sobre esse fascinante universo.
A Exposição MContadores de História mostra um pouco de como tudo é feito por trás das câmeras, a linguagem cinematográfica, as primeiras formas utilizadas para que um filme fosse produzido, entre outras coisas.
Projeto que inclui exposição, mostras de cinema com debatedores e oficinas para apresentar a trajetória da montagem/ contação de histórias desde os pré-cinemas até as linguagens que influenciaram o cinema e seu surgimento como técnica-linguagem no final do século XIX e as contínuas evoluções destas.
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Piscina, Sesc. Uma das diversas áreas de lazer do local.
A estrutura do Sesc Vila Mariana conta com uma piscina semi-olímpica coberta e aquecida. A piscina é utilizada para aulas de natação e hidroginástica.
Fotógrafo: Bruno Donato RussiEsporte Clube Vila Mariana.
O Esporte Clube Vila Mariana localiza-se na Rua Domingos de Morais, 1768.
Fundado em 1 de setembro de 1914, o Esporte Clube Vila Mariana tem diversificada estrutura, proporcionando às pessoas que residam no bairro lazer e qualidade de vida.
A idealização do clube se deu com a vinda de imigrantes italianos, no início do ano de 1908 devido ao aglomerado de times de várzea que ali se instalaram e que oficializaram o clube do time de futebol da Vila Mariana.
Sua sede social era na Rua França Pinto, n° 32, mas, devido às inúmeras conquistas do time de várzea, seu n° de associados se ampliou. Lá também eram promovidas festas de casamentos e bailes de carnaval.
De 1924 a 1927 a sede permaneceu fechada devido a 2 acontecimentos históricos: A Revolução e a Segunda Guerra Mundial, fazendo com que o clube trocasse de nome, sendo rebatizado de Esporte Clube Vila Mariana em 30 de outubro de 1942. A sede atual começou a ser construída em 1945 e entregue a população em 1950. Até hoje então o clube é palco de campeonatos, concursos, shows, bailes e espetáculos.
Rua Domingos de Morais, 1768, Vila Mariana, São Paulo-SP
Tel/Fax: (11) 5571-2000
Fotógrafo: Thiago Brisola da Silva
Pastelaria na Av. Sena Madureira.
A Pastelaria Pastel Croc 30 foi considerada pela Revista Guia Folha como o melhor Pastel de São Paulo em 2009.
Serve um pastel de 30 cm, com 40 opções de recheio.
É considerado um dos principais points gastronômicos da região tendo o diferencial da região privilegiada sendo ponto de acesso para quem vai ao metrô Vila Mariana como também ao Parque do Ibirapuera.
Os recheios de maior sucesso na casa são o carne louca e pernil suíno, sem falar da variedade de cervejas nacionais e importadas como a Heinecken e Quilmes.
Seus proprietários são os sócios Roberto Magalhães Júnior, profissional de marketing e Ronaldo Bernardino, administrador de empresas.
A casa possui também espaços em Moema e no Jardim da Saúde.
Rua Sena de Madureira, 450, Vila Mariana, São Paulo-SP
Tel: (11) 5084-7880
Site: http://www.pastelcroc30.com.br/
Fotógrafo: Bruno Donato Russi
Museu Lasar Segall.
O Museu Lasar Segall é uma associação civil brasileira sem fins lucrativos, idealizada pela viúva do artista Lasar Segall, Jenny Klabin Segall, e criada pelos filhos do casal, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall.
Localizado à Rua Berta, 111, em São Paulo, está instalado na antiga residência e ateliê de Lasar Segall, projetada em 1932 por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.
Em 1985 foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura, como unidade especial. O Museu Lasar Segall tem como principal objetivo conservar, pesquisar e divulgar a obra de Lasar Segall, possuindo acervo de cerca de três mil trabalhos do artista, doados por seus filhos.
Museu Lasar Segall
Rua Berta, 111 - Vila Mariana - São Paulo
(11) 5574-7322
Site: http://www.museusegall.org.br/
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Fotógrafo: Thiago Brisola da Silva
Cinemateca Brasileira.
Fundada 1940, por estudantes de filosofia da USP.
Em 1984, foi incorporada ao governo federal como um órgão do então Ministério de Educação e Cultura(MEC).
Possui o maior acervo de imagem em movimento da América Latina, com mais de 200 mil rolos, cursos de cinema e exibições temáticas.
Para consultas, usuários podem recorrer à Biblioteca Paulo Emilio Salles Gomes.
A mudança de sede ocorreu em 1992, para um espaço onde era o antigo Matadouro Municipal e cujos seus edifícios históricos foram tombados pelo Condephaat(Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Centro Cultural São Paulo.
O Centro Cultural São Paulo (popularmente conhecido como Centro Cultural Vergueiro ou apenas Centro Cultural) é uma instituição pública subordinada à Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo.
Inaugurado em 1982, oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo: a Pinacoteca Municipal, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas que ocupa uma área superior a 9 mil m2.
O Centro Cultural São Paulo foi criado por Mário Chamie em 1984 e é considerado um dos principais (senão o principal) espaço cultural da cidade.
Sua localização é privilegiada por estar integrado ao sistema de transporte público, com ligação direta à Estação Vergueiro d Metrô.
Foi também uma das primeiras instituições da cidade a ser considerada "centro cultural" na acepção plena da palavra.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Centro Cultural São Paulo - Vila Mariana
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo
(11) 3383-3402
Site: http://www.centrocultural.sp.gov.br/
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Aulas de Dança, Centro cultural São Paulo.
O Centro Cultural São Paulo tem uma estrutura maravilhosa quando o assunto é entretenimento e cultura. Em nossa visita ao Centro Cultural assistimos uma das aulas de dança, além de ensinar, as aulas de dança são super divertidas.

Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Playground, Parque do Ibirapuera.
O Parque do Ibirapuera tem atrações para todas as idades, dentre elas 2 playgrounds enormes para as crianças.
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Quadra Esportiva, Parque do Ibirapuera.
O Parque do Ibirapuera tem uma estrutura enorme quando o assunto é lazer e entretenimento.
E quando o assunto é esportes o parque conta com:
- Pista de Cooper de 1.500 metros;
- Pista de corrida de 6 mil metros, que contorna o gradil do parque;
- Ciclofaixa de 3 mil metros;
- Campo de futebol de saibro;
- 7 quadras poliesportivas;
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Bienal, Parque do Ibirapuera.
A Fundação Bienal foi projetada por Oscar Niemeyer e o Pavilhão foi construído com a intenção de abrigar grandes exposições e acontecimentos importantes de caráter social e cultural.
A 1ª Bienal ocorreu em 1951 pelo MAM(Museu de Arte Moderna).
A segunda, em 1953-1954 no Parque devido aos festejos do IV Centenário da cidade.
Em 1962, se separou do MAM para se tornar Fundação, sem acervo permanente, utilizada apenas para exposições e possui um acervo documentado da realização de diversas bienais e das produções artísticas brasileiras e internacionais a realizadas a partir da década de 50.
Portão 3 do Parque do Ibirapuera
Tel: (11) 5576-7600
Email: bienalsp@bienalsaopaulo.org.br
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
OCA, Parque do Ibirapuera.
O Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca, é um pavilhão de exposições localizado no Parque do Ibirapuera.
Projetado por Oscar Niemeyer, em 1951, para compor o conjunto arquitetônico original do Parque do Ibirapuera, foi construído para comemorar o IV Centenário da Cidade de São Paulo, que se deu em 1954.
A Oca abrigou no passado o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore. Mais recentemente, o edifício tem sido utilizado para abrigar grandes exposições.
Entre as grandes exposições da OCA está a Brasil 500, que contou a história dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Atualmente, está em cartaz a mostra Roberto Carlos - 50 Anos de Música, sobre os 50 anos de carreira do Roberto Carlos.
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Auditório, Parque do Ibirapuera.
Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer há 50 anos, o Auditório Ibirapuera foi construído e doado pela empresa TIM Celular à Prefeitura do Município de São Paulo, sendo inaugurado em outubro de 2005.
Com 4.870m2 de área construída, o Auditório Ibirapuera é utilizado para atividades culturais compatíveis com sua dimensão e vocação, notadamente espetáculos musicais, além de dar espaço para o desenvolvimento de novos talentos da música e promover o encontro entre culturas e expressões musicais diferentes, no âmbito nacional e internacional.
O Auditório abriga três grandes obras de arte: logo na entrada principal existe a escultura de Oscar Niemeyer, intitulada “Labareda”, no hall principal há a escultura da artista plástica Tomie Ohtake e no hall central da Escola do Auditório há um painel artístico de Luis Antônio Vallandro Keating, com 16 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, intitulado “Ensaio de Orquestra”.
Fonte: http://www.auditorioibirapuera.com.br/auditorio.aspxaspx
Fotógrafo: Marina Gomes Quezada
Museu Afro Brasil, Parque do Ibirapuera.
Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria Municipal de Cultura e administrada por uma organização da sociedade civil.
Hoje o Museu Afro Brasil conserva um acervo de aproximadamente 4 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas do universo cultural africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, alem de contar com um teatro e uma biblioteca especializada.
Museu Afro Brasil
Avenida Pedro Álvares Cabral – Parque do Ibirapuera, Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega – Moema – São Paulo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Afro-Brasil