Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pluralidade Cultural e Religiosa

A maneira mais fácil de notar a pluralidade cultural na Vila Mariana é através da pluralidade religiosa. Notamos isso em nossa primeira visita pelo bairro, enquanto procurávamos alguns dos pontos mais importantes do bairro, como a Cinemateca vimos a grande diversidade religiosa do local. Pude notar também que a Vila Mariana é um bairro onde a Cultura Árabe está bem presente, além de visitar a exposição de caligrafia Árabe fui até o Monumento Mohamed.


Fotógrafo: Bruno Donato Russi

Igreja Nossa Senhora da Saúde.

Igreja Nossa Senhora da Saúde - A devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em Portugal, na época da “grande peste”, em meados do século XVI.

No verão de 1569 o contágio chegou ao máximo e todos os esforços foram feitos pelo rei D. Sebastião, que chegou a pedir médicos à Espanha, a fim de debater o mal.
O povo então, ao ver que os recursos humanos falhavam, recorreu à Mãe de Deus, organizando procissões de penitência em honra de Nossa Senhora da Saúde.

Em 1570, tendo diminuído o número de mortes, foi escolhido o dia 20 de abril para agradecer a nossa a Senhora pelos benefícios. Em festiva procissão, levada em rico andor, a bela imagem da Virgem Maria recebeu o título de
Nossa Senhora da Saúde.

De Portugal, esta invocação veio para o Brasil, sendo as primeiras imagens trazidas de lá para salvador, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A
Igreja Nossa Senhora da Saúde em São Paulo, realiza a festa de sua padroeira no dia 15 de agosto, dia da celebração da Assunção de Nossa senhora, com festas religiosas e recreativas, destacando-se o Tríduo e a Missa solene seguida de procissão pelas ruas. Todo dia 15 às 15:30 hs é celebrada a Missa e Benção dos enfermos.

Constatamos com alegria que a devoção a
Nossa Senhora da Saúde está aumentando entre os fiéis, inclusive de outros estados do Brasil.

Paróquia Nossa Senhora da Saúde
Rua Domingos de Moraes, 2387
- Vila Mariana - São Paulo
(11) 5579-3638 / 5571-1164
Expediente Paroquial / Secretaria Paroquial
Terça a Sexta-Feira das 8:30 às 12:00
hs e das 14:00 às 17:00 hs Sábado das 8:30 às 12:00 hs

Fonte: http://www.encontravilamariana.com.br

Fotógrafo: Thiago Brisola da Silva

Igreja Presbiteriana Vida Nova de São Paulo.


A IGREJA PRESBITERIANA NOVA VIDA foi organizada em 03 de Julho de 2006.É uma Igreja que tem a Bíblia Sagrada Antigo e Novo Testamento como única regra infalível de fé e prática, que cumpre missão no mundo pregando a Palavra de Deus dentro dos princípios do cristianísmo.
Adota o modelo Presbiteriano de governo, por entender ser ele, essencialmente Bíblico.


É uma igreja alegre missionária e acolhedora, empenhada na comunicação de todo Evangelho do Senhor Jesus Cristo a todos as pessoas que estão vivendo na prática do pecado, com objetivo de levá-los ao reconhecimento de seus pecados e o arrependimento dos mesmos, através da ação do Espírito Santo, que é capaz de convencê-los e reconciliá-los com Deus. Uma igreja com vários ministérios, aberta para parcerias que visa o bem estar das pessoas e a Evangelização do mundo


A Igreja Presbiteriana Nova Vida foi organizada, tendo a clara convicção do chamado e o dever de desempenhar o seu papel na sociedade, visando o bem estar de todos, e a propagação do reino de Deus. Levamos sempre em consideração, que o presbiterianismo tem a história marcada positivamente, pelos belos exemplos, de grandes homens cheios do poder do Espírito Santo que nos deixaram um legado de lutas e vitórias, prestando assim, relevantes serviços ao reino de Deus.


Fotógrafo: Bruno Donato Russi

Casa de Oração da Comunidade Árabe.

Uma Casa de Oração para todos os povos. A Comunidade Árabe Aberta é parte integrante da IASD e está envolvida no projeto da Missão Global da mesma.
A Comunidade Árabe Aberta é um oásis em meio a essa selva de pedras que é São Paulo.

A Casa de Oração tem por objetivo promover: a cultura Árabe, a Oração, a Adoração ao Criador do universo, a obediência aos Seus mandamentos, o Estudo convergente dos Livros Sagrados, a prática da fé, os aspectos positivos, a não discriminação e a conciliação.

Fotógrafo: Thiago Brisola da Silva

Centro Budista Mahabodi

O Centro de Meditação Kadampa - KMC Mahabodhi é uma entidade sem fins lucrativos e foi fundado há 14 anos por Geshe Kelsang Gyatso. Oferecemos os três programas de estudo da Nova Tradição Kadampa e organizamos retiros de meditação para aprofundar a prática cotidiana. Nosso propósito é formar meditadores urbanos – pessoas serenas que desejam beneficiar os outros.



Fotógrafo: Marina Gomes Quezada

Catedral Metropolitana Ortodoxa

A Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo, localizada em São Paulo, Brasil, além de ser a Sé da Arquidiocese da Igreja Católica Ortodoxa Antioquina de São Paulo é, também, de todo o Brasil. É um exemplo de construção arquitetônica bizantina que pode ser apreciado na América do Sul. Seu projeto, cuja edificação teve início da década de 1940, foi inspirado na Basílica de Santa Sofia em Constantinopla (atual Istambul).
Construída sob a supervisão do Eng. Paulo Taufick Camasmie, esta Catedral - entre as ortodoxas, uma das maiores do mundo - era, inicialmente, para ser uma réplica perfeita da Basílica de Santa Sofia, mas teve que ser alterado em virtude das obras de construção do metrô. Joseph Trabulsi,foi escolhido pessoalmente pelo Rei Faruk do Egito como um dos artistas que participaram de sua decoração, assim como, vários artistas russos, especialmente contratados.
Um dos caracteres arquitetônicos distintivos desta obra comparada a outras igrejas ortodoxas é o iconóstase feito em mármore, quando usualmente é feito em madeira.

Fotógrafo: Marina Gomes Quezada

Exposição de Caligrafia Árabe, Sesc.

A exposição Caligrafia Árabe: A Arte da Palavra mostra os primeiros materiais utilizados pelos Árabes para a escrita, tem a história de como surgiu a escrita e também conta com pinturas sobre o tema. Além disso ainda tem oficina de caligrafia árabe e a exposição do calígrafo Mohammad Ghannoum.



Fotógrafo: Marina Gomes Quezada

Monumento Mohamed.

O complexo arquitetônico que homenageia Mohamed V, conhecido pelos marroquinos como o Rei da Libertação foi um presente do embaixador do reino de Marrocos no Brasil, em 1990.O projeto foi encaminhado ao artista plástico Mohamed Chabaa, que também cuidou da disposição dos mosaicos. Para os marroquinos, o mosaico é uma linguagem feita a partir de pastilhas formando geometrizações. Em todos os lados do monumento há desenhos com mosaicos executados por artesãos da cooperativa dos azulejistas da cidade de Fez, do Marrocos.
Fonte: http://www.monumentos.art.br/monumento/monumento_mohamed_v

0 comentários:

Postar um comentário